O ex-presidente Jair Bolsonaro declarou que espera “justiça” em meio ao processo que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado para mantê-lo no poder após as eleições de 2022. A fala ocorreu durante eventos políticos em Belo Horizonte, onde Bolsonaro também afirmou: “teremos um julgamento político pela frente. Acredito em Deus, o que vier a acontecer... nós suportaremos”.
O que está em julgamento?
O Supremo Tribunal Federal (STFestá conduzindo uma ação penal contra Bolsonaro e outros sete aliados, acusados de integrar uma organização criminosa armada com o objetivo de abolir violentamente o Estado Democrático de Direito. Entre os réus estão ex-ministros e militares de alta patente.
Em que fase está o processo?
- O ministro Alexandre de Moraes encerrou a fase de instrução e abriu o prazo para alegações finais.
- A Procuradoria-Geral da República (PGR) tem 15 dias para se manifestar sobre a condenação ou absolvição dos réus.
- Em seguida, a defesa do delator Mauro Cid e dos demais acusados também terá prazos para apresentar suas considerações.
- O julgamento pode ocorrer a partir do final de agosto, segundo estimativas do STF.
O que Bolsonaro diz?
Durante seu depoimento ao STF, Bolsonaro negou envolvimento com qualquer plano golpista e tentou se distanciar de apoiadores que pedem intervenção militar. Ele também pediu desculpas por ataques anteriores a ministros do Supremo.