O maior tatuzão da América Latina
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O equipamento foi apresentado oficialmente ao Metrô pela fabricante chinesa CREG (China Railway Engineering Equipment Group).
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Possui 133 metros de comprimento, 11,67 metros de diâmetro e 2.600 toneladas de peso, superando a tuneladora Cora Coralina, até então a maior da região.
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É capaz de avançar 15 metros por dia em solo e 10 metros por dia em rocha, garantindo eficiência em diferentes tipos de terreno.
Impacto da expansão da Linha 2-Verde
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O projeto prevê a escavação de 7 quilômetros de túneis entre a Penha e Guarulhos.
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A obra transformará a Linha 2-Verde na mais extensa do sistema metroviário paulista, com cerca de 23 km de extensão.
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Estima-se que 1,2 milhão de pessoas sejam beneficiadas diretamente, com a primeira conexão de alta capacidade sobre trilhos entre Guarulhos e a capital paulista.
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A expansão ajudará a aliviar gargalos históricos, como a Linha 3-Vermelha e a Rodovia Presidente Dutra, que concentram grande fluxo de passageiros e veículos.
Tecnologia e segurança
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O tatuzão é do tipo Dual Mode – EPB (Earth Pressure Balance) e Modo Aberto, o que permite maior segurança e flexibilidade em solos variados.
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Essa tecnologia reduz riscos de desmoronamentos e aumenta a precisão da escavação.
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O equipamento será enviado da China e deve chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2026.
Perspectivas para Guarulhos
A chegada do metrô representa uma mudança estrutural para Guarulhos, cidade que até hoje não conta com uma linha de metrô própria. A expansão da Linha 2-Verde trará integração metropolitana, maior mobilidade e valorização urbana. Além disso, o uso do maior tatuzão da América Latina simboliza o avanço da engenharia e da infraestrutura no Brasil, colocando o país em destaque no cenário internacional de grandes obras.
